Sábado, 9 de Janeiro de 2010
Gripe A - Conselho da Europa debate possibilidade das farmacêuticas terem fomentado o pânico

A gripe A (H1N1) já fez 83 vítimas mortais em Portugal. A Direcção-geral de Saúde (DGS) revelou ontem que nos dois últimos dias houve mais duas mortes: duas mulheres, de 43 e 51 anos, ambas com factores de risco. Mesmo assim, comparando com outros anos, a mortalidade continua abaixo do esperado para época de gripe.

 
No entanto, o Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) alertou ontem que a redução da onda da pandemia de gripe A provavelmente será seguida por novas e ainda desconhecidas variedades da gripe sazonal.
 
"O padrão histórico das gripes humanas é que depois das pandemias, o mundo passa por uma nova mistura de vírus", escreveu o especialista Angus Nicoll, na revista Eurosurveillance.
Além disso, lembra que nas pandemias de 1957/58 e 1969/70 a transmissão abrandou no Natal e recomeçou no ano seguinte. Por isso, aconselha os países a não baixarem as defesas.
 
Entretanto, um grupo de parlamentares do Conselho da Europa propôs uma investigação à suposta pressão exercida pelas companhias farmacêuticas sobre os países para que comprassem vacinas contra a gripe A, disse ontem uma porta-voz do Executivo comunitário. A iniciativa, que será debatida em Estrasburgo, afirma que as farmacêuticas "influenciaram os cientistas e organismos oficiais" para alarmar os Governos, com vista a promover as suas vacinas e medicamentos contra a nova gripe, diz a agência EFE.
 
Segundo o último balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), a pandemia causou pelo menos 12 799 mortes em todo o mundo, desde que surgiu no México na Primavera de 2009. A OMS assinala que o vírus "actualmente está mais activo" na Europa central, de Leste e Sudeste, no Norte de África e no Sul da Ásia.
 
A OMS considerou também a que os países do Hemisfério Sul atingidos pela gripe H1N1 no ano passado estão agora bem protegidos contra novas infecções, devido à imunidade adquirida na primeira onda.
 

(Fonte: Diário de Notícias)

 
 
 
 

Temas:

publicado por servicodesaude às 10:54
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
|

Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28