Terça-feira, 19 de Janeiro de 2010
Doenças do Fígado - Introdução (por Maria Elisa Domingues)

Depois de termos abordado na passada semana, os consumos abusivos do álcool e de drogas ilícitas, vamos hoje falar das doenças do fígado, até porque há uma estreita ligação entre aqueles consumos e estas patologias.

 

As principais doenças do fígado, um órgão essencial a grande parte das funções do nosso organismo, são as hepatites, as cirroses e os tumores.
 
Entre as hepatites, são especialmente graves a B e a C: sabia, por exemplo que a hepatite B é 100 vezes mais perigosa que a SIDA? È esse facto que torna a prevenção e o rastreio tão importantes, já que uma grande parte dos casos não está sequer diagnosticada.
 
Por outro lado, a cirrose alcoólica é a que mais mata em Portugal, visto que somos dos maiores consumidores de etanol do mundo. Sendo o álcool cancerígeno, é fácil perceber por que razão tantas cirroses se transformam em cancro.
 
Estas e outras doenças do fígado, menos frequentes mas também perigosas, levam a que o nosso país tenha um número de candidatos a transplante do fígado muito elevado. E como, felizmente, temos muitos dadores, fazemos, com êxito, um número assinalável de transplantes.
 
A reportagem de hoje leva-nos a Viseu e ao Porto, para conhecer as histórias de Joaquim, de Catarina e de Ana, três doentes para quem o transplante representa a possibilidade de viver.
 


publicado por servicodesaude às 23:57
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
|

Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28