Terça-feira, 26 de Janeiro de 2010
Paralisia Cerebral - Causas e Factores de Risco

Ao professor Daniel Virella, pediatra neonatologista, cabe-lhe a identificação dos factores de risco em recém-nascidos, sobretudo prematuros.Podem ser bebés que nasceram com anomalias congénitas ou fruto de problemas que surgiram durante a própria gravidez ou parto.

 

"Em todas as unidades de Neonatologia existe a área de Medicina Física e de Reabilitação cuja intenção primordial é a intervenção precoce, ou seja, começar a actuar logo que possível para proporcionar a melhor evolução. Podem não ter paralisia cerebral mas podem estar em risco de vir a ter".
 
A Paralisia Cerebral é uma doença com múltiplas causas. A causa mais frequente no mundo Ocidenta,l e também em Portugal, é a prematuridade, que é responsável por cerca de metade dos casos de paralisia cerebral. No entanto, cerca de 20% das crianças até aos cinco anos, com paralisia cerebral, em Portugal, têm causas pós-neonatais.
 
"Não se nasce com paralisia cerebral. Ela surge devido a lesões ou malformações que ocorrem durante a vida fetal ou acidentes que acontecem com a criança no período de desenvolvimento do seu sistema nervoso: afogamentos, meningites, acidentes e infecções graves que podem ocorrer após o nascimento", explica o pediatra.
 
Graça Andrada, pediatra, especialista em reabilitação e neurodesenvolvimento e Coordenadora do Programa Nacional de Vigilância de Paralisia Cerebral esclarece que "o tratamento e o apoio às crianças com a paralisia cerebral são muito importantes, mas o que hoje mais interessa é a prevenção dos factores de risco, em termos de cuidados perinatais".
A razão é simples: "Há 50 anos, quando começámos, os factores de risco estavam muito relacionados com o trabalho de parto. Hoje já não é assim, por isso falamos mais em cuidados perinatais".

 



publicado por servicodesaude às 20:29
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
|

Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28