Terça-feira, 26 de Janeiro de 2010
Paralisia Cerebral - Dianóstico e Causas (telefonema)

Telefonema Edison Ramos, 29 anos, do Porto:

 
Pai de bebé com 19 meses, que nasceu de cesariana e algo terá corrido mal. O bebé nasceu com mais de cinco quilos, teve convulsões, e esteve na neonatologia. Actualmente, ainda não anda e, se estiver deitado de costas, não se consegue sentar sozinho. O pai estranha os sinais da criança, que já está a ser acompanhada por uma pediatra do desenvolvimento e por um neurologista.
À nascença fez uma ressonância magnética e vários electroencefalogramas mas os médicos não conseguem detectar exactamente o que se passa.
 
Jorge Virella, pediatra neonatologista, admite que "é muito difícil obter e dar um diagnóstico final de paralisia cerebral antes dos quatro ou cinco anos de idade". No entanto, adianta:
 
"Não é normal um bebé nascer com mais de cinco quilos, e quando isso acontece é quase sempre devido a uma diabetes durante a gravidez (com certeza não diagnosticada, neste caso)".
 
O médico explica que devido ao transtorno hormonal da mãe, o feto tem um estimulo de crescimento excessivo o que leva a um nascimento mais difícil. Depois, "partindo do princípio que estava num ambiente cheio de açúcar, quando sai da barriga da mãe, tem uma hipoglicémia, por falta de açúcar, e daí as convulsões. E a ressonância magnética realizada precocemente pode não dar nenhuma anomalia neste tipo de lesões".
 
Apesar de ainda não haver diagnóstico é extremamente importante a intervenção precoce, salienta Graça Andrada, "para estimular as potencialidades que um cérebro em desenvolvimento tem".Como não há possibilidade de regeneração das células,não pode haver cura da lesão. Pode-se sim tirar partido da plasticidade cerebral.
 
Esta criança poderá ser avaliada na Associação de Paralisia Cerebral do Porto.


publicado por servicodesaude às 19:55
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
|

Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28