Terça-feira, 2 de Fevereiro de 2010
Sexualidade Feminina - Mudanças nos últimos anos - desejo, virgindade, masturbação

Hoje existe uma grande desinibição a falar de sexo e a utilizar brinquedos sexuais, eróticos, por parte das mulheres. Uma situação pouco expectável há cerca de 10 ou 15 anos.

 

No entanto, as mulheres parecem menos confortáveis quando se fala de desejo sexual.

Nenhuma mulher admite ter desejo apenas por ver um homem que considera interessante. Atitude porventura muito diferente da dos homens.
 
“Houve uma mudança brutal nos últimos anos”, considera o psiquiatra Allen Gomes. Mais: "As mudanças são estruturais, porque antes a virgindade da mulher era uma questão importante; hoje não é!"
 
O psiquiatra considera a existência de gerações charneira, as que agora rondam os 40, 50 anos, que se "libertaram". E salienta dois aspectos interessantes, o primeiro refere-se ao desejo espontâneo: "Muitas mulheres não o admitem ou apenas nos seus grandes períodos de paixão".
 
Há 10 anos, por outro lado, "diria que era mais fácil no contexto de intimidade de um consultório, uma mulher revelar uma relação extraconjugal do que uma masturbação".
 
Este comportamento não traduz apenas a acção da testosterona – que as mulheres também têm – mas houve uma transformação da sexualidade feminina mediada pelos afectos. "Agora, uma mulher masturba-se deliberadamente para obter prazer", admite o psiquiatra.
 
Lisa Vicente, ginecologista, diz que as pessoas não falam disso directamente numa consulta médica. E quando lhes é perguntado muitas dizem que não a praticam. "Depende muito da relação que cada um tem com o corpo", admitindo porém que hoje as mulheres já  procuram ter prazer sozinhas.

 

Há 20 anos não era fácil abordar este tema com as mulheres. Havia duas oportunidades; nas consultas de planeamento familiar (cuja idade média das mulheres começou a descer) e na gravidez. "A sexualidade durante a gravidez, po exemplo, sempre foi um tabu", comenta Eduardo Mendes, médico de família.

 



publicado por servicodesaude às 21:11
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
|

Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28