Terça-feira, 2 de Fevereiro de 2010
Sexualidade Feminina - Doença incapacitante e outras formas de ter sexo

Telefonema Fátima Silva, 61 anos, do Porto

Marido tem uma doença: esclerose lateral miotrófica, doença rara que atrofia os músculos e que o afectou sexualmente. Há cerca de um ano e meio que não tem relações sexuais porque ele fica nervoso e muito cansado. Ela, ao saber disso, também fica nervosa, revoltada e angustiada. E prefere que o marido não lhe toque já que sente uma grande ansiedade e antecipa que a relação sexual irá correr mal.
 
“Uma coisa é a busca do prazer, da erecção e do orgasmo. Outra, é a busca da intimidade, de estar junto, de acariciar, da afeição”, diferencia Lisa Vicente, ginecologista.
 
“Em termos biológicos é inquestionável que a doença é incapacitante. No entanto, está a trabalhar-se para as expectativas de “como costumava ser”, “quase todos os dias”. E aí, com esta ou outra patologia, há uma frustração constante e a “antecipação da falha”, conclui, chamando atenção para a importância do casal poder falar do assunto, por exemplo, em terapia sexual.
 
“As pessoas podem não ter a sexualidade que tinham quando estavam bem, mas ainda há uma margem grande para os afectos, para o toque e para a satisfação sexual. Agora se a única forma paradigmática for o coito, em posição de missionária, ele provavelmente não pode fazê-lo”, acrescenta Allen Gomes.
 
Eduardo Mendes resume: “A sexualidade não se pode centrar na genitalidade. Os homens, ao contrário do que muita gente pensa não têm apenas prazer com a erecção, a penetração, o orgasmo e a ejaculação. É necessário explorar novas formas de satisfação e, acima de tudo, não estar um ano sem ter qualquer tipo de relação sexual – num sentido muito amplo – porque quebra o ciclo e cada vez vai ser mais difícil e maior o sofrimento” O médico de família deixa ainda um conselho: “ Aproveitem cada momento com o prazer que cada momento lhes dá”.


publicado por servicodesaude às 20:56
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
|

Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28