Terça-feira, 12 de Maio de 2009
1º Ano do Bebé - Maus tratos ou simples bofetada

Telefonema de Orlando Pinto, 52 anos, da Figueira da Foz:

"Fui vítima de maus tratos, em criança, por parte do meu pai. Fez-me torturas, pôs-me na rua e batia-me na cabeça. Tenho muita pena das crianças que sofrem e que mais tarde vão sentir isso pela vida fora".
 
Este senhor, que terá sido vítima de maus tratos, sobre os quais não poderemos avaliar a dimensão, refere a questão dos pais baterem nos filhos.
Os pais que dão uma bofetada nos filhos achando que isso pode resolver melhor a situação do que qualquer outra atitude é, para si, completamente errado...
Prof. Dr. João Gomes-Pedro (professor de pediatria): Sou completamente contra. Se a atitude for, desde o inicio, a de ter respeito e de tentar, em harmonia, encontrar soluções para cada caso e de criar confiança (mesmo às três semanas e depois por aí fora, aos dois, aos quatro meses), os pais verificam que há soluções variadíssimas.
 
Sobre o facto de muitas mulheres não se sentirem preparadas para ser mães, gostava de referir a importância da consulta pré-natal, centrada na criança, no bebé, porque é desde muito cedo que se prepara a mãe e o pai para a paixão de serem pais e para estas soluções encontradas em conjunto.
Na consulta pré-natal planeia-se o que se vai passar no parto mas também aquilo que se vai passar a seguir, antecipando por exemplo a questão das cólicas.
 
Dra. Maria José Gonçalves (pedopsiquiatra e psicanalista): Este trabalho pré-natal, das visitas domiciliárias, é muito importante, porque detectam-se estas situações de risco e previnem-se os futuros maus tratos nas crianças.
 

Dra. Maria Amélia Silva (enfermeira pediátrica): Muitas vezes é a falta de comunicação entre algumas instituições que impede a antecipação da resolução de alguns problemas e que não permite o encadear do acompanhamento destas situações.



publicado por servicodesaude às 06:56
link do post | adicionar aos favoritos
|

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28