Terça-feira, 6 de Outubro de 2009
Cancro colo-rectal: Europacolon: rastreio em massa e prevenção alimentar

O engenheiro Victor Neves, da Europacolon, não é doente. Tem-se limitado a ajudar e a acompanhar pessoas que estão em situações oncológicas complicadas no IPO do Porto.

O que tem a dizer sobre esta necessidade das pessoas receberem tratamentos cada vez mais diferenciados, para sofrerem menos naquilo que já por si é um processo tão doloroso…
Victor Neves (presidente da Europacolon): É muito importante estarmos aqui hoje a falar deste assunto, tão pouco abordado e tão doloroso.
Fizémos uma sondagem à população em 2007 e mais de 50% das pessoas não sabem sequer o que é que estas duas palavras querem dizer e, portanto, uma das tarefas essenciais que a Europacolon definiu foi a informação, a educação e a sensibilização da população para este tipo de patologia e, sobretudo, para a sintomatologia que está implícita e que pode ajudar a salvar muitas pessoas.
 
Os especialistas saberão qual o método de rastreio mais indicado. A Europacolon, que já está em mais de 12 países da Europa, considera que, em vez de não se fazer exame absolutamente nenhum, então que se faça a pesquisa de sangue oculto nas fezes. E que se tome uma atitude em termos de rastreio de massa. E vamos esperar que aquilo que está a acontecer na região de Coimbra se possa estender rapidamente a todo o país.
 
A Europacolon vai também fazer um esforço muito grande para que o paciente seja o centro das decisões: melhorar a comunicação dos pacientes com os funcionários de saúde, diminuir o tempo de diagnóstico dos pacientes (que quando o têm ficam numa angústia terrível) e impedir que a mortalidade cresça.
E, por outro lado, falar cada vez mais da prevenção.Todos nós portugueses, mesmo sem rastreio, temos uma grande responsabilidade civil na prevenção alimentar. Ela é o motor que vai gerar este tipo de doenças, em mais de 90% dos casos.


publicado por servicodesaude às 11:02
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
|

Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28